Velozes e Furiosos - Uma "nova franquia"
O último Velozes e Furiosos 7, sucesso absoluto de público e crítica, me fez repensar sobre toda a saga desta enorme franquia que já se apresenta no sétimo filme. Uma coisa que percebi foi que toda a sua modelagem de contar uma história foi quase que completamente mudada, deixando apenas alguns elementos principais, um deles que não poderia faltar são as cenas com carros velozes.
Velozes e Furiosos 1 - O começo
Começando claramente pelo Velozes e Furiosos 1, temos um filme com Dominic Toretto (Vin Diesel e sua equipe tunando carros e disputando corridas clandestinas. O tema principal era esse, mostrar um carro, seus equipamentos e até sua força em uma disputa. Claro, o filme também tem seu vínculo policial com Brian O'Conner (Paul Walker) e a "gangue de Toretto" com os roubos de mercadorias, mas mesmo assim, o primeiro filme é marcado pelos carros, velocidade e corridas.
Velozes e Furiosos 2 - Brian O'Conner
Em Velozes e Furiosos 2, o foco vai totalmente para Brian O'Conner (Paul Walker), policial do primeiro e agora no segundo filme. Boatos dizem que desde o primeiro filme, Brian O'Conner era para ter sido o principal personagem desta franquia, mas Dominic Toretto ganhou destaque entre os fãs fazendo seu papel ser um dos principais. Mesmo assim, os produtores resolveram colocar Brian como o principal +Velozes e + Furiosos, se infiltrando no crime organizado de Miami, junto com um amigo de longa data, Roman Pearce (Tyrese Gibson). Apesar do tema infiltração policial, o filme conseguiu juntar o transporte ilegal de dinheiro com umas corridas ou outras, não tão forte quanto o primeiro, mas vemos uma corrida ou outra valendo um novo carro ou alguém citando desempenhos automotivos.
Velozes e Furiosos 3 - Reformulação ?
Podemos dizer que Velozes e Furiosos 3 - Desafio em Tóquio, mudou quase tudo o que vimos no primeiro e segundo filme. Nesse terceiro podemos esquecer Brian O'Connor e quase esquecer Dominic Toretto, pois ele aparece bem brevemente no filme.
No terceiro filme da franquia, temos um elenco totalmente diferente. Se no primeiro tínhamos corridas com pessoas mais maduras, em Velozes e Furiosos 3 temos Sean Boswell (Lucas Black) representando corridas mais imaturas, feitas por adolescentes. Este filme resgata realmente o espírito de corrida de rua, além de mostrar uma cultura asiática bem mais próxima da realidade, segundo a crítica. Além da cultura, mostra que no Japão também entendem sobre carros personalizados e apresentam ao mundo o Drift, técnica de direção de carros que consiste em deslizar nas curvas escapando a traseira, algo que fez o mundo se interessar ainda mais sobre essa técnica e a tornou popular no Ocidente. Sem esse filme, muitos, inclusive eu, não saberíam o que significa Drift.
Este terceiro filme, mostra realmente o que é um filme sobre técnicas de pilotagem e corridas de carro.
Velozes e Furiosos 4, 5, 6 e 7 - Filmes mais policiais do que sobre carros!
Se alguém sentiu a falta de Brian O'Connor e Dominic Toretto, eles estão de volta na franquia.
Mesmo com o retorno do elenco do primeiro e parte do segundo filme, os quatro filmes em diante, apesar de terem carros velozes e algumas perseguições como de costume, o enredo se baseou mais sobre investigações, espionagens, vingança ou trabalhos para o governo em troca de liberdade.
Velozes e Furiosos 4 - Quase um take do primeiro filme
Em Velozes e Furiosos 4 temos uma narrativa quase que espelhada no primeiro filme, com Brian O'Connor agindo como policial infiltrado e Toretto roubando mercadorias em caminhões, mas desta vez gasolina.
O trama só não é igual ao primeiro porquê Letty (Michelle Rodriguez) acaba morrendo e a história toma um outro rumo, cruzando a vida dos personagens Brian e Dominic novamente, porém com objetivos bem distintos: Toretto se infiltra para vingar a morte de Letty e Brian se infiltra para descobrir sobre o quartel de drogas latino americano.
Uma corrida ou outra no começo e final do filme, mas nada que torne o filme com objetivos de demonstrações de automóveis ou corridas, apenas o essencial.
Velozes e Furiosos 5 - A Garota de Ipanema
Em 2011, quando o Brasil era um país em evidência por estar fora da crise mundial e ainda por receber dois eventos Mundiais de Esporte, Velozes e Furiosos 5 não poderia deixar fora do Brasil.
Diferente de todos os outros quatro filmes anteriores, este quinto filme se passa no Rio de Janeiro, só que agora não estamos falando de um lado a policia e do outro os fugitivos, agora todos são fugitivos.
Não temos mais carros sendo usados para corridas, tem até uma ou duas corridas de rua mas nada que faça tanta diferença na história. O Rio é retratado como um país corrupto quando mostram um quartel de polícia sendo manipulado por um homem que os pagam para cuidar de dinheiro ilícito e sujo. Os elementos para o enredo do filme vão de espionagem, disfarces e robôs, à roubos planejados, em que é possível ver um cofre pesando toneladas sendo arrastado pelas ruas do Rio de Janeiro, apresentando assim uma equipe realmente profissional, daquelas que você só vê em filmes de super espionagem.
Vale ressaltar que aqueles carros "americanizados" usados pela equipe, desde os comuns até aos policiais, não se encontram no Brasil do jeito que eles encontraram tão facilmente.
Velozes e Furiosos 6 - Corrida com a Rainha
Velozes e Furiosos 6 agora foi para Londres, tudo por causa de um cara que não era nenhum traficante ou um magnata corrupto, mas sim um ex militar que comandava uma organização criminosa e mercenária, seu nome é Owen Shawn (Luke Evans).
Por ser um inimigo extremamente habilidoso, as forças especiais precisariam de ajuda, e pelo o que o policial Luke Hobbs viu em ação de Toretto e sua equipe em Velozes e Furiosos 5, o mais certo seria recrutá-los.
Por quê participar de uma missão para a policia ? Brian acaba de se tornar pai, sua esposa é a irmã de Dominic Toretto, Mia Toretto (Jordana Brewster). Se eles participassem e ajudassem a capturar Owen Shawn, eles teriam suas vidas de volta com ficha limpa e o direito de voltar a morar em Los Angeles, aquele velho clichê já visto nas telinhas em que o personagem está devendo algo a Justiça e faz uma missão que nenhum dos mocinhos consegue fazer em troca de ficha limpa e a vida normal de antigamente.
Alguns carros mais clássicos, outros mais novos e modificados são colocados para missões ou destruição ao longo do filme. Corrida mesmo só entre Toretto e a recém "revivida" Letty, para faze-la lembrar do seu passado, fora isso o filme tem muita pancadaria.
O destaque deste quinto filme, é que eles começaram a fazer coisas impossíveis, exagerando em algumas cenas e deixando a atenção dos carros de lado e a ação mais evidente.
Vale a pena destacar que ao final deste final, conseguimos entender a cronologia correta de tempo dos filmes, que não seguem a ordem do 1 ao 6. A cronologia certo em relação ao tempo e história dos filmes são assim: Velozes e Furiosos 1 Velozes e Furiosos 2, Velozes e Furiosos 4, Velozes e Furiosos 5, Velozes e Furiosos 6, Velozes e Furiosos 3. Esta é a sequência correta para termos assim Velozes e Furiosos 7.
Velozes e Furiosos 7 - O melhor até agora
No recente Velozes e Furiosos 7, temos como foco a vingança e uma dosagem de espionagem de Toretto e sua equipe.
Depois da morte de Ham (Sung Kang), Dominic Toretto procura vingança e também proteção de sua Família, já que Deckard Shaw (Jason Statham) quer sua própria vingança por causa de seu irmão, Owen Shawn, que foi ferido e preso no filme anterior. Este talvez, seja o que tenha mais ação de todos da franquia, além de comédia e o mais emocionante devido a despedida do personagem Brian O'Conor.
Como Deckard Shaw é um outro oponente treinado por forças armadas, ele sabe muito bem quando aparecer ou desaparecer, ou seja, ele é quase um fantasma. Sendo assim, Toretto é convidado para trabalhar em conjunto com as forças armadas para achá-lo, para o bem do governo e para o bem de sua família.
Os carros apresentados ao longo do filme são usados somente e exclusivamente para missões, perseguições ou até mesmo como distração ao público, como é o caso do carro em Dubai, o Lykan Hyper Sport ultrapassando vários edifícios. Dos carros clássicos, temos somente no final do filme, mais para agradar ao público, como o Dodger do Toretto.
Por ser um filme que conseguiu juntar elementos de missões impossíveis, comédia e ações de uma equipe que tem como especialidade dirigir, foi o melhor filme da franquia, além do final emocionante que a produção da Universal Pictures proporcionou aos fãs devido à morte de Paul Walker, ator morto em 2013 que interpretava Brian O'Connor.
Vale ressaltar ainda que a inserção do ator Dwayne Johnson - The Rock no 5º, 6º e 7º filme da franquia foi a cereja que faltava no bolo para os filme serem completamente de ação.
Dwayne Johnson - The Rock como Luke Hobbs ("cavalaria")
O que fez Velozes e Furiosos 7 ser um sucesso ?
Apesar da franquia Velozes e Furiosos já possuir um nome de peso no mundo cinematográfico, creio a dizer que o grande marketing deste filme foi a morte do ator Paul Walker, que interpretava Brian O'Connor. Ninguém quer uma morte, é algo trágico, é uma vida que se vai e todos nós fãs e elenco lamentamos muito sua ausência, mas devido a ter sido seus últimos instantes na tela, todos queriam ver, mesmo quem não fosse fã da série foi ver, senti isso na pele pois, nos filmes anteriores conseguia ver o filme tranquilamente nos cinemas, mas este último foi quase que impossível conseguir ingressos. Todo mundo queria ver BrIan O'Connor em cena.
Sem contar também que a última cena do filme foi um dos desfechos mais sensacionais que já assisti, com a aposentaria de Brian, a última corrida dele com Toretto e a genialíssima via com duas rotas: a despedida de Brian e a continuação do caminho do Dominic Toretto.
Fora isso, as cenas dos carros saltando de para-quedas, a comédia de Roman Pierce, a testosterona entre Toretto Shawn e o policial Hobbs e um carro saltando entre edifícios tornaram o filme um dos melhores que já vi, e imperdível para quem ainda não assistiu.
Paul Walker em uma de suas últimas cenas
O Futuro da Franquia
Vin Diesel declarou há pouco tempo que Velozes e Furiosos terá mais 3 filmes. Velozes e Furiosos 8 será o próximo e por enquanto foi o único confirmado que se passará em Nova York.
O novo filme deverá seguir a mesma lógica dos últimos, com: ação, pancadaria, comédia, e claro: os carros.
Devo assistir Velozes e Furiosos ?
Se eu fosse seu amigo, e você ainda não assistiu, eu diria que sim, mas assista do primeiro até o último, é um ótimo enredo.
Você vai aprender algumas coisas sobre velocidade e carros, vai se impressionar com algumas cenas, vai rir e também se emocionar com essa franquia.
Considerações: Nesta matéria, não contamos muito spoiler para você não perder a vontade de assistir a esta saga.
Velozes e Furiosos (The Fast and The Furious) é uma produção norte americana e distribuída pela Universal Pictures.